Iniciativa é do GTFI – Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos na Pecuária Brasileira -, fórum que reúne diversos stakeholders do segmento
Para manter o crescimento da pecuária brasileira em um mercado globalizado, é preciso incluir os fornecedores indiretos nos sistemas de rastreabilidade, uma vez que são uma peça-chave no sistema produtivo nacional. Desse modo, para discutir e disseminar informações sobre esse importante tema, o Grupo de Trabalho de Fornecedores Indiretos (GTFI) lançou um site, onde é possível consultar estudos, avaliações e análises, que enfatizam a necessidade do monitoramento dos indiretos para o desenvolvimento do setor, ao mesmo tempo em que oferece resultados positivos tanto em termos sociais como ambientais e econômicos.
Além de criar um ponto cego na cadeia de fornecimento da carne, a falta de um sistema de rastreabilidade eficiente dos indiretos cria riscos desnecessários, seja em relação às conformidades legais e exigências do mercado, ou seja por dúvidas que surgem a respeito da origem do gado nos diversos elos da cadeia – indústria de processamento da carne, varejistas, investidores, mitigar essa situação promove transparência e conservação ambiental, estimulando a existência de crédito e investimentos para o mercado bem com resultados financeiros sustentáveis.